O post de hoje é para tratar de um tema interessante, a arquitetura. Quando pensamos em arquitetura o que nos vem a cabeça é a organização, localização, ordenamento e até estética. No caso em questão, vamos lidar com a arquitetura funcional da rede operacional do SAGE, seja trocando informações com servidores, seja trocando informações com remotas e relés.
Iremos utilizar o SigDraw para desenhar uma tela de exemplo, bem simples ligando um servidor SAGE e uns IEDs. É conforme associação na base de dados, realizar os devidos apontamentos. Na nossa base os IEDs são representados na entidade LSC com o atributo ID.
Primeiramente vamos desenhar os elementos, podemos utilizar figuras (jpg ou bmp) ou simplesmente objetos do SigDraw, vou utilizar os retângulos para representar os IEDs e o SAGE. Desenharei também as linhas e uns pequenos círculos para a sinalização da ligação.
SAgora vamos definir as animações, selecionando linha por linha, que representam as ligações, e adicionando as propriedades. Primeiramente, selecionando a ligação da UCD1_4AY ao barramento de comunicação com o SAGE, acesse o menu OBJETO->ATRIBUTOS (ou CTRL+A) abrirá a caixa de diálogo da polilinha.
Adicione duas cores no campo Enumeração de cor e deixe marcada a opção linha, conforme item 1. No campo Cor, navegue usando as setas e localize a enumeração 0 (zero) e defina como VERMELHO e a enumeração 1 (um) como VERDE, conforme item 2 (Vermelho representa FALHA e verde OPERACIONAL. Essa definição deve ser de acordo com a filosofia adotada pela sua empresa). Em seguida em Ligação de apresentação monte o SQL SELECT opera FROM lia WHERE id = ?
especificando o ID igual ao ID que consta na entidade LSC, sensível a maiúsculas e minúsculas, conforme item 3. Repita o processo para as demais ligações.
Para o objeto círculo, o procedimento é semelhante, mudando apenas no item 1, de linha para preenchimento. Salve seu arquivo e visualize no Visor de Telas. Caso sejam apresentadas interrogações próximas aos objetos, revise o SQL e verifique a existência da ligação na base de dados do SAGE.
Cenário 1 mostrando as ligações em FALHA e o Cenário 2 mostrando as OPERACIONAIS.
Espero que esse post lhe ajude a desenhar boas telas de arquitetura funcional. Fui!