Servidor de Backup de CNF – SAGE

servidordebackup

Nessa postagem tentarei forma simples mostrar a criação de um servidor de backup com rotina automata para armazenamento de CNF gerados em estações remotas. A rotina pode ser expandida para outras finalidade de backup. Para iniciarmos é necessário a implementação feita no artigo anterior, acesso remoto sem senha, evitando prompt de solicitação de senha.

Pensando no armazenamento desses backups foi adotada a seguinte metodologia:

Criado um diretório /backup no raiz do disco e dentro dele outros subdiretórios scripts e cnf . Foi atribuída as propriedade e permissões com chmod e chown nos diretórios para o usuário sage. Se você estiver usando uma outra versão do linux, diferente da distribuída com o sage, deverá criar um usuário e grupo sage nesse servidor ou modificar o script rotina_backup.sh que será mostrado logo abaixo. No objeto dessa postagem estou usando a versão 27 do SAGE (CentOS 6.9).

/backup (Diretório de Backups)
|______ /scripts (Diretório de scripts e arquivos auxiliares)
|______ /cnf (Diretório de armazenamento dos arquivos CNF contendo subdiretórios referente a cada subestação)

chown -R sage.sage /backup
chown -R sage.sage /backup/scripts
chown -R sage.sage /backup/cnf

chmod 755 /backup
chmod 755 /backup/scripts
chmod 755 /backup/cnf

O script de backup irá ler um arquivo de hosts_bkp que contém IP, nome da estação, sigla da subestação separados por tabulação. Esse arquivo deve ser criado conforme sua instalação e salvo no mesmo diretório de scripts. Abaixo deixei um exemplo.

192.168.101.10 ad1 sead
192.168.101.12 ad2 sead
192.168.101.13 cc1 secc
192.168.101.14 cc2 secc
192.168.101.15 cd1 secd
192.168.101.16 cd2 secd

Baixe o script rotina_backup.sh e descompacte-o, salve-o no diretório de scripts e atribua permissão de execução ao mesmo (chmod +x rotina_backup.sh).

Faça uma cópia do script disponibilizado pelo CEPEL para empacotamento dos CNF. Esse script fica localizado em $SAGE/bin/sys chamado criacnf_com_data.
Copie o script para dentro da estrutura de backup no diretórios scripts, renomeie para backup_sagecnf.sh e edite a variável RESP:

echo -n "Inicia o backup para a configuração da base $BASE? ([S]im/[N]ao): "
set RESP = $<
echo ""

Atribua “s” ao valor de RESP dessa maneira.

echo -n "Inicia o backup para a configuração da base $BASE? ([S]im/[N]ao): "
set RESP = "s"
echo ""

Agora chegou a hora de testar a rotina de backup, chame o script /backup/scripts/rotina_backup.sh. Para efeito de testes, reduza o seu arquivo hosts_bkp. Você poderá usar seus scripts de geração de CNFs personalizados, somente deve se atentar que o script rotina_backup.sh realiza alguns filtros quando monta a variável ARQ .

Se necessário faça as adaptações certas. Funcionando o teste, estenda para os outros hosts.

Fica a dica para realizar agendamentos automáticos no servidor por intermédio do CRON. Em breve colocarei um artigo mostrando como agendar rotinas pelo CRON.

É isso, espero ter contribuído com mais uma dica para gerar rotinas de manutenção Linux/SAGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *