Não é comum acontecer do Processo HIST provocar o SAGE, mas em comissionamento o ato de ativar e desativar por algum motivo, que ainda não consegui descobri o porquê, têm os arquivos residentes em disco corrompidos.
Já pude suspeitar de processos de protocolos, que encontrei em algumas bases existente, estarem antes do processo hist. Se esse for o seu caso, corrija e atualize sua base. Também já presenciei a falha do hist devido a arquivos da base online estarem corrompidos.
Se você está com esse problema de queda do SAGE por falha no processo HIST, faça o seguinte:
- Garanta que sua base todos os protocolos de aquisição (101, 104, 61850, dnp3, modbus entre outros) estejam sendo carregados após o processo HIST na tabela PRO do SAGE.
- Entre em $ARQS e apague os arquivos referente ao dia corrente. Supondo que hoje, 21/07/2018. Apague todos os arquivos *.hist, *.pas, *.alr, *.sde do dia 21/07/2018.
- Após isso ative o SAGE (
ativa gcd
) e monitore no Visor de Processos se o processo HIST continuará em queda.
Espero te ajudado.