A postagem de hoje é sobre instalação do SAGE versão 28. Como era de se esperar, muita coisa mudou nessa nova versão. Agora o SAGE roda sobre o novo CentOS 7.4 e conta com novos recursos. Irei me ater ao propósito da postagem que é a instalação. É importante lembrar que essa nova versão já foi disponibilizada, e de forma oficial, em versões x86_64 para DVD e pendrive. Então vamos lá.
Ao realizarmos o boot, seja via DVD ou pendrive,já notamos a diferenciação de instalações. Pequeno e médio porte (ems
) e grande porte (emsxl
). Também nota-se para o fato da preservação de partições não linux. No caso em tema escolhemos a remoção de todas as partições do disco e o SAGE padrão pequeno e médio porte.
Após o boot do SAGE entramos na janela “Resumo da Instalação”. Um ponto bem interessante nessa versão. Nessa janela já é possível definir, fuso horário, data e hora, layout de teclado, idioma, local de instalação/particionamento de disco, configurar as placas de rede e nome do host.
Na janela data e hora, já pode ser definido inclusive, a busca por hora da rede (GPS). Lembre-se de definir primeiramente a interface de rede e estar conectado.
Na janela de layout do teclado, a seleção e teste do teclado ficou mais simples.
Na janela de destinação da instalação, para seleção do disco onde será instalado o SAGE, bem como a opção de configuração de particionamento.
Na janela de definição de rede e nome do host, as interfaces de rede poderão ser definidas e inicializadas. Ponto forte dessa versão.
Na janela de configuração, poderemos criar usuário adicionais ao sistema e acompanhar a instalação do SAGE. Um detalhe importante: na versão 28, o CEPEL implementou o desacoplamento das contas IHM ao BD do SAGE. Agora a conta sage deixa de existir e em seu lugar surge as contas sagetr1 e sagetr2.
Então é isso, aguarde o processo de instalação do SAGE e ao concluir finalize-o e reinicie o computador. Abaixo deixarei um vídeo acelerado do processo de instalação. O processo de instalação pode demorar até 50 minutos em alguns computadores.